ANÁLISE

de Percepção

A análise de percepção deriva da Análise de Pontos Críticos (Hotspot Analysis) que busca identificar percepções de diferentes partes interessadas sobre determinado tema, seja ele um produto, um serviço, uma organização ou um setor. É uma técnica qualitativa que permite identificar possíveis soluções e priorizar ações relacionadas aos impactos ou benefícios econômicos, ambientais, éticos e sociais mais significativos (UNEP, 2014). Em geral, análises de percepção trazem uma visão ampla sobre um problema e orientações sobre como prosseguir na solução deste, inclusive a indicação de outros métodos e técnicas mais específicas. No Brasil, a metodologia já foi utilizada pela Fundação Espaço Eco, onde informa que um estudo de percepção segue quatro passos básicos:

  • Definição do tipo de percepção e de stakeholder; Elaboração do roteiro de entrevistas e questionário;
  • Realização das entrevistas ou aplicação do questionário;
  • Análise dos resultados.

O primeiro passo refere-se ao escopo do estudo, no qual é definido o que se pretende responder com a pesquisa e quem será envolvido nesse processo. Nesse momento, se alinha o objetivo do estudo com o universo dos stakeholders para delimitar a amostra e os prazos a serem cumpridos. A elaboração do roteiro de entrevistas e questionário é a elaboração do método de coleta de dados. Em geral, as entrevistas seguem uma estrutura híbrida, baseadas em questionário que inicia com perguntas bastante objetivas e contextualizadoras e mudando gradualmente para perguntas mais abertas e subjetivas, que vão trazer de fato a percepção dos envolvidos. A opção por realização de entrevistas ou por aplicação de questionários dependem das condições estabelecidas no escopo e na amostra do estudo.

Entrevistas requerem agendas compatíveis e não podem ser muito longas, ao passo que questionários são mais flexíveis, podendo ser respondido com intervalos. Mas no caso de estudos de percepção, a conversa em tempo real permite uma melhor “percepção sobre a percepção” dos entrevistados. A análise dos resultados gera discussões quali-quantitativas sobre as respostas dos stakeholders. Antes, é preciso transcrever as entrevistas e compilar as respostas em documento único. As questões quantitativas geram gráficos e tabelas para facilitar a compreensão sobre elas. As qualitativas requerem um olhar mais atento, com o cuidado para que a interpretação do entrevistador não altere a percepção do entrevistado. Sempre que possível, é importante a citação literal da fala do entrevistado para permitir aos leitores do estudo o entendimento sobre como o pesquisador interpretou uma resposta.

Este método é geralmente empregado para pesquisas em ambiente corporativo com o propósito de informar de maneira rápida os líderes e tomadores de decisão sobre determinado tema crítico ao setor no qual atuam. Na metodologia da análise de percepção, devem ser definidos os: escopo; área de estudo; definição da amostra; procedimento e roteiro das entrevistas. O LIS junto com o Ibic,t presta este tipo de serviço, podendo ser realizado uma análise de percepção em algum tipo de estudo vinculado à sustentabilidade, conforme solicitação do cliente. REFERÊNCIAS UNEP – United Nations Environment Programme. Hotspots Analysis: mapping of existing methodologies, tools and guidance and initial recommendations for the development of global guidance. Final report: UNEP/SETAC Life Cycle Initiative – Flagship Project 3a (Phase 1). 8 December 2014 (Version 5.8).

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