Serviços
SICV Brasil
O Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil) é um banco de dados criado para abrigar Inventários do Ciclo de Vida (ICVs) de produtos nacionais. O sistema é um gerenciador de bases de dados que visa um conjunto consolidado dos inventários brasileiros, o que implica diretamente no aumento da competitividade da indústria nacional vinculado a um melhor desempenho ambiental de produtos e serviços.
O objetivo do SICV é implantar no país um sistema reconhecido em âmbito internacional, capaz de organizar, armazenar e disseminar informações padronizadas sobre inventários do Ciclo de Vida da produção industrial brasileira.
O SICV Brasil é a maior contribuição do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) ao fortalecimento da ACV no país, pois agrega informação estratégica para a efetiva implantação do desenvolvimento sustentável nas práticas do setor industrial brasileiro.
Avaliação do Ciclo de Vida
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma atividade consolidada no LIS/Ibict, sendo o tema pioneiro dos projetos em informação para sustentabilidade no instituto. O LIS oferece diversos serviços relacionados à ACV como o já citado Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros – SICV Brasil, Publicações em português sobre ACV, a realização de estudos de ACV e de Rotulagem Ambiental, além de capacitações em ACV.
Rede Global de Acesso a Dados de ACV
A Rede Global de Acesso a Dados de ACV (Global LCA Data Access Network) é um diretório global de bases de dados de ACV. A GLAD pretende aumentar a acessibilidade e a interoperabilidade entre bases de dados de ACV ao redor do planeta. O SICV Brasil faz parte da GLAD, assim como o instituto é colaborador direto do diretório, participando dos grupos de trabalho e da governança.
Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital do Laboratório de Informação para Sustentabilidade reúne normas, legislação, livros, teses, dissertações, artigos, entre outros resultados de pesquisa científica, que abordam o tema da Sustentabilidade. Criada para atender gestores, pesquisadores, estudantes e todo o público interessado na temática, nossa biblioteca tem como objetivo selecionar, gerenciar, preservar e disponibilizar informações – de forma livre e gratuita – proporcionando um novo espaço para reflexão e aprendizado no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento sustentável.
Lavoisier
O Lavoisier é uma ferramenta que promove a interoperabilidade entre os diversos sistemas e bases de dados de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Ela permite a realização de conversões diretas e indiretas entre as centenas de variáveis consideradas em um estudo de ACV, permitindo que todas as informações sejam consideradas no momento da conversão e mantidas para uma análise muito mais completa.
Análise de Percepção
A análise de percepção deriva da Análise de Pontos Críticos (Hotspot Analysis) que busca identificar percepções de diferentes partes interessadas sobre determinado tema, seja ele um produto, um serviço, uma organização ou um setor. É uma técnica qualitativa que permite identificar possíveis soluções e priorizar ações relacionadas aos impactos ou benefícios econômicos, ambientais, éticos e sociais mais significativos.
Em geral, análises de percepção trazem uma visão ampla sobre um problema e orientações sobre como prosseguir na solução deste, inclusive a indicação de outros métodos e técnicas mais específicas. No Brasil, a metodologia já foi utilizada pela Fundação Espaço Eco.
Esse método é geralmente empregado para pesquisas em ambiente corporativo, com o propósito de informar os líderes e tomadores de decisão, de maneira rápida, sobre determinado tema crítico ao setor no qual atuam.
O estudo de percepção segue quatro passos básicos, que são a definição do tipo de percepção e de stakeholder; elaboração do roteiro de entrevistas e questionário; realização das entrevistas ou aplicação do questionário; e análise dos resultados.
O propósito maior da análise de percepção é informar aos tomadores de decisão, a identificação de pontos críticos e visões convergentes, que auxiliem na construção de soluções customizadas à realidade do estudo.
Essa metodologia foi utilizada no projeto Amazônia Legal sem Resíduo (ALSR)