Análise de Percepção

A análise de percepção deriva da Análise de Pontos Críticos (Hotspot Analysis) que busca identificar percepções de diferentes partes interessadas sobre determinado tema, seja ele um produto, um serviço, uma organização ou um setor. É uma técnica qualitativa que permite identificar possíveis soluções e priorizar ações relacionadas aos impactos ou benefícios econômicos, ambientais, éticos e sociais mais significativos.

Em geral, análises de percepção trazem uma visão ampla sobre um problema e orientações sobre como prosseguir na solução deste, inclusive a indicação de outros métodos e técnicas mais específicas. No Brasil, a metodologia já foi utilizada pela Fundação Espaço Eco.

Esse método é geralmente empregado para pesquisas em ambiente corporativo, com o propósito de informar os líderes e tomadores de decisão, de maneira rápida, sobre determinado tema crítico ao setor no qual atuam.

O estudo de percepção segue quatro passos básicos, que são a definição do tipo de percepção e de stakeholder; elaboração do roteiro de entrevistas e questionário; realização das entrevistas ou aplicação do questionário; e análise dos resultados.

O propósito maior da análise de percepção é informar aos tomadores de decisão, a identificação de pontos críticos e visões convergentes, que auxiliem na construção de soluções customizadas à realidade do estudo.

Essa metodologia foi utilizada no projeto Amazônia Legal sem Resíduo (ALSR)