No próximo dia 8 de dezembro acontece o 1º Workshop do Laboratório de Informação para a Sustentabilidade (LIS), uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) para desenvolvimento de pesquisas informacionais no campo da sustentabilidade. O workshop será realizado no San Marco Hotel (SHS – Setor Hoteleiro Sul – Qd. 05 – Bloco C), das 9h às 18h e, para participar, é necessário preencher este formulário.

O conceito e a ideia do LIS surgiram no âmbito da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) em 2020, atrelado a um ambicioso projeto do Ibict para produzir informação para a sustentabilidade. Nos anos de 2021 e 2022, o projeto passou por um período de desenvolvimento e monitoramento, com o intuito de entrar em operação de fato no primeiro semestre de 2023.

Para o coordenador da COTEA, Marcel Garcia de Souza, o LIS é a concretização de um sonho antigo da instituição. “O Ibict já atua nessa temática há muito tempo, com foco na questão da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), onde conseguimos conquistar nosso espaço nacional e internacionalmente e nossa ideia agora é dar um passo maior. Vamos abordar a sustentabilidade em suas mais variadas áreas, promovendo a informação para a sustentabilidade que gere tomadas de decisão com bases científicas”, disse.

De acordo com Marcel, o objetivo do 1º workshop é lançar uma pedra fundamental do LIS. “Vamos trazer atores importantes para conversar, dialogar e apresentar o planejamento, além de pensar em possíveis parcerias que vão acontecer no próximo ano”. A ideia é que o LIS seja, até 2030, uma referência nacional na curadoria e na validação de informações para a sustentabilidade, guiando a ação dos atores para a tomada de decisão nos mais diversos níveis, desde o ambiente doméstico até a elaboração de políticas públicas.

Tendo como principal missão promover avanços na construção dos estudos em  sustentabilidade, na compreensão das suas métricas e na comunicação dos seus resultados e discussões, o LIS tem como objetivo entregar para a sociedade uma cadeia de conhecimento sobre o tema, fazendo uma interpretação de dados e métricas, armazenando esses dados de maneira adequada e produzindo informação e conhecimento acessíveis para todos os públicos.

No caminho para a construção dessa comunicação da sustentabilidade proposta pelo LIS e unindo a necessidade de construir repositórios que congreguem dados e informações sobre os serviços ambientais, nasce  também a proposta do InfoBio (Plataforma de Informação em Serviços Ambientais e Ecossistêmicos), uma plataforma que permitirá consolidar metodologias de inventários dos recursos naturais; analisar modelos de quantificação e valoração dos serviços ambientais e ecossistêmicos; e armazenar e disponibilizar informações desses inventários, agregando os conceitos de Repositório, Observatório e Plataforma em um só local.

A equipe do LIS é composta por Marcel Garcia de Souza (Diretor Executivo), Thiago Oliveira Rodrigues (Diretor de Sustentabilidade), André Appel (Diretor Científico), Juliana Gerhardt (Coordenadora de Dados), Luane Souza (Coordenadora de Projetos), Cristiane Dobre (Coordenadora de Planejamento), Janinne Barcelos (Coordenadora de Comunicação), Cairê Antunes (Pesquisador em Comunicação), Renato Palet (Pesquisador em Design Gráfico), Cayan Antunes (Pesquisador em Sustentabilidade) e Iara Almeida de Souza (Assistente de pesquisa).

Dentro da pauta de serviços e produtos que o LIS visa desenvolver e entregar para uso da comunidade, pode-se citar eventos, capacitações, oficinas, seminários setoriais, estudos e pesquisas, desenvolvimento de uma plataforma agregadora e, principalmente, a geração de informação científica e tecnológica sobre a sustentabilidade. O LIS, assim se apresentando, pretende contribuir para a tomada de decisão baseada em evidências, em prol do desenvolvimento sustentável e da ciência no país, destacando valores como sustentabilidade, colaboração, ciência aberta e inovação